Como melhorar o SLA de atendimento da empresa?
Entenda o que é, para que serve, a importância e como melhorar o SLA de atendimento da sua empresa com as técnicas certas.
A satisfação e a experiência do cliente com um serviço de suporte dependem de um Service Level Agreement (SLA) bem definido, praticado corretamente e atualizado sempre que necessário. É comum aparecerem dúvidas na equipe de como melhorar o SLA de atendimento e vamos te ajudar com algumas dicas ao longo deste artigo.
Trabalhar com padrões é mais fácil porque facilita o treinamento da equipe e até a terceirização das funções de suporte, pois a empresa terá documentado seus processos e como eles devem ser feitos. Além de especificar posturas que os atendentes não devem jamais ter.
Os benefícios de cumprir o SLA de atendimento não são apenas internos. Os clientes que recebem um bom atendimento recomendam a empresa para pessoas que conhecem. 83% das pessoas que recebem esses feedbacks positivos sobre uma marca confiam na opinião emitida.
O que a própria empresa divulga em seu site como garantia também gera confiança total ou em parte por 70% dos clientes. Os dois dados citados são de uma pesquisa da consultoria Nielsen.
Então, para fazer melhorias consistentes é preciso entender o que é SLA, suas funções e importância. Assim, você vai conseguir aplicar as dicas que listamos neste post com mais segurança e chances de sucesso.
Confira e boa leitura!
O que é SLA de atendimento?
O SLA de atendimento é o Service Level Agreement, em tradução livre, o Acordo de Nível de Serviço que documenta todos os processos operacionais, regras e indicadores de suporte que são avaliados para ter certeza de que o cliente está tendo o nível de satisfação e experiência desejados.
Então, o SLA não é só um documento burocrático e longo com as diretrizes da empresa. Ele também deixa claro para a equipe que executa o serviço como ele será avaliado técnica e individualmente.
Assim, as melhorias vão acontecendo de forma geral, incluindo mudanças na forma de prestar o atendimento e também o aprimoramento das habilidades da equipe.
Para que serve o SLA?
O SLA de atendimento serve para criar um padrão para o trabalho do setor de atendimento com as regras a serem seguidas para que toda a equipe de suporte trabalhe de forma alinhada.
Os tópicos que devem ser cobertos pelo SLA de atendimento estão descritos na NBR ISO/IEC 20000-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que traz as normas para os sistemas de gestão de serviços (SGS). Os principais pontos são:
- Velocidade do atendimento oferecido;
- Capacidade de resposta da equipe;
- Volume de chamadas;
- Qualidade proposta para o atendimento;
- Eficiência dos serviços prestados.
Como toda empresa evolui, cria novas soluções e cresce no seu mercado, o SLA de atendimento deve estar sempre alinhado com a realidade do negócio.
Dessa forma, a empresa pode, por meio da mensuração dos resultados alcançados, identificar onde as melhorias são necessárias, o que pode trazer riscos para as operações e antecipar ações para evitar que elas aconteçam.
Por que é importante cumprir o SLA de atendimento?
Cumprir o SLA de atendimento é importante porque a equipe consegue entregar o melhor atendimento possível, oferecendo:
- processos de atendimento ágeis;
- domínio da base de conhecimento sobre o serviço;
- ferramentas de qualidade que dão apoio ao trabalho;
- disponibilidade em todos os canais de contatos, etc.
Um indicador que reforça a importância do SLA de atendimento é o tempo médio de resposta. Dependendo do canal por onde o cliente entra em contato e do segmento de negócio, a velocidade de resposta precisa ser imediata.
E quando se trata de atendimento, ser rápido é um dos pontos que impacta e melhora a satisfação do cliente, o que pode ser confirmado por meio da CSAT (Customer Satisfaction Score).
Como melhorar o SLA de atendimento com 5 técnicas
Agora que você está por dentro do conceito e da importância para a qualidade do serviço de suporte, listamos cinco técnicas que podem melhorar o SLA de atendimento.
Então, se a sua empresa está na fase de rever e aprimorar as diretrizes de SLA, as dicas abaixo vão ajudar. Confira!
1. Estude relatórios e análises
Para melhorar o SLA de atendimento é importante mensurar e estudar os indicadores selecionados para avaliar a satisfação com o nível de serviço oferecido.
Cada empresa tem suas particularidades, além de públicos com necessidades diferentes. Então, fazer mudanças para melhor significa estar alinhado aos feedbacks recebidos e criar ações a partir deles.
Para isso, é importante ter um sistema de helpdesk que centralize e monitore os dados, facilitando a criação dos relatórios.
2. Faça o WorkForce Management da equipe
A equipe responsável pelo suporte deve receber atenção especial se o objetivo é melhorar o SLA de atendimento.
O WorkForce Management (WFM) ou gestão da força de trabalho é um processo que analisa o desempenho da equipe e antecipa melhorias necessárias por meio de dados como:
- índice de turnover (rotatividade de pessoal);
- demanda de trabalho;
- diversidade de habilidades por turno;
- sazonalidade;
- métricas de desempenho por operador, entre outras.
Com essas informações, a empresa consegue ter um panorama sobre a equipe e colher feedbacks para melhorar a execução do SLA de atendimento.
3. Invista em recursos para overhead
Overhead significa despesas gerais, ou seja, são os custos indiretos relacionados à manutenção da empresa, mas que não estão relacionados à atividade principal — fabricar um produto ou vender um serviço.
Quanto mais a empresa investir na infraestrutura do ambiente de trabalho, dividindo o orçamento para manter o ambiente organizado, limpo e com todos os equipamentos necessários para o trabalho, melhor pode ser o desempenho dos setores, inclusive da equipe de atendimento que executa o SLA.
4. Melhore a comunicação entre as equipes
Outro ponto importante para melhorar o SLA de atendimento é facilitar a comunicação entre as equipes. A comunicação interna, aliás, é outro overhead que pode passar despercebido, mas é importante que exista uma ferramenta de comunicação que facilite a troca de mensagens.
Falhas na comunicação geram estresse e desânimo com o trabalho, o que impacta diretamente na execução das diretrizes de SLA e, consequentemente, na experiência do cliente. Então, é importante investir em uma boa solução.
5. Faça otimizações no sistema de helpdesk
Por fim, fazer otimizações no sistema de helpdesk que a empresa utiliza também contribui para melhorar o SLA de atendimento. Afinal, é a ferramenta que permite que o trabalho seja realizado.
Então, vale a pena se aprofundar no sistema para identificar se ele pode entregar as melhorias necessárias no serviço. Assim, será possível atualizar configurações, incluir novos recursos e integrações que vão agilizar a entrega de um bom trabalho ao cliente.
Eleve o grau de satisfação com seu SLA
Agora que você sabe como melhorar o SLA, pode decidir se executa o serviço internamente ou busca um parceiro que ajude na formação de uma equipe alinhada com as diretrizes da empresa.
A cloud humans pode te auxiliar a executar o seu SLA de atendimento com o máximo de qualidade, treinando uma equipe de atendentes profissionais e capacitados na área para fornecer um atendimento humanizado, rápido e assertivo.
Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.